Overview
A poluição mata 4.500 pessoas todos os anos em São Paulo. Isso é 3 vezes mais do que os acidentes de trânsito. O brief era claro: alertar a população sobre a o aumento da poluição e mostrar que os grandes responsáveis por isso são os 7 milhões de carros que circulam a cidade todos os dias. Além da pouca verba, um outro problema que tivemos que resolver foi o de tornar visível um problema que é quase invisível. A estratégia foi buscar uma solução barata e simples, que impactasse o maior número de pessoas nas ruas e gerasse interesse pela causa. A ideia foi mostrar que o escapamento do carro enche uma bexiga com gás poluído em apenas 3 segundos. E que portanto, 1 hora de trânsito encheriam milhares delas. As bexigas cheias de gás foram então distribuídas para pessoas nas ruas, no dia do aniversário de São Paulo. Essa simples ação virou notícia em diversos meios de comunicação e surpreendeu as expectativas de taxas de resposta e resultados desejados, impactando mais de 15 milhões de pessoas. A ação chamou a atenção para a poluição crescente na cidade e estimulou o uso de meios de transporte alternativos.

Cases relacionados / Related cases